Dizem que umas das maiores vantagens do capitalismo é a capacidade de evoluir, uma pessoa no mundo capitalista estaria livre do regime de castas, de classe social fixa por hereditariedade (pai, filho, etc sempre mesma profissão e classe social).

No capitalismo não há limite para um homem com grandes idéias, um jovem classe média pode virar bilionário! É não acontece muito mas é possível, agora qual o preço disso para a maioria?

Conforme evolui e se mistura a politica dentro dessa estrutura temos um Estado que nada produz, apenas arrecada, parte disse o mantém e parte é redistribuída com finalidade social (e política!). No constante esforço de melhorar e justificar essa arrecadação ele implanta e controla, forças de segurança, sistemas de monitoramento, programas de saúde, programas sociais e toda uma estrutura de organização e apoio.

Em nome da chance de melhora que beneficia várias pessoas e da chance de enriquecimento que beneficia muito poucos, ele hoje tira a privacidade de todos. É impressionante o tamanho dos sistemas de segurança no mundo, consomem fortunas e tem relevante importância dentro da estrutura mundial de poder. Temos a impressão que como na idade média o preparo para a guerra é constante e sempre que um inimigo é vencido surge outro, se não tiver rosto melhor para justiçar todo esse aparato.

Se você já entendeu o PRISM, o CALEA ou o TEMPORA sabe que privacidade não existe, e se leu o livro 1984, já percebeu que “o grande irmão zela por ti”, no livro todas pessoa tinha em suas casas uma TV estatal que não desligava e além de transmitir imagens, via e ouvia o que se passava na sua casa mas, era para o bem de todos… Hoje nosso mundo não é muito diferente disso, podem remotamente ver pelo seu celular onde você esta, o que esta falando, etc, você já parou para pensar nisso? Será que um dia você vai ouvir: fica quieto e me apoia eu sei muito bem da sua vida!